quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Não nos tratem como artistas, mas como mineiros


O resgate dos mineiros em San José, no Chile, continua. Os mais hábeis saíram e revelaram a euforia de regressar para junto dos seus familiares e amigos, resgatados das profundidades da terra. O mais expansivo foi Mário Sepúlveda, que até já deu uma conferência de imprensa.
Apesar do interesse global, fica o aviso ao exterior, para que haja um cuidado especial: «Não quero que me tratem como animador, como artista ou jornalista, mas como Mario Sepúlveda mineiro». A frase surgiu como a representação do espírito dos mineiros.
«Soube sempre que nos iam resgatar, tive sempre fé nos profissionais que há no Chile e no Grande Criador», disse, confessando que durante os dois meses viveu «com Deus e com o Diabo, mas foi Deus quem ganhou».
A cápsula «Fénix II» está a cumprir o serviço de trazer os homens dos 622 metros de profundidade, esperando-se que o resgate esteja completado até sexta-feira. Sepúlveda, que ficou conhecido por gravar os vídeos na mina, surgiu ao lado da mulher e dos seus filhos, declarando-se «super contente» por ter ultrapassado esta experiencia.
«Chegou o momento de fazer mudança, este país tem que entender que é preciso mudar as condições dos trabalhadores na actividade mineira», referiu, aproveitando para lançar um alerta: «Não podemos continuar assim».
Em todo o caso, fica o elogio ao presidente Sebastian Piñera: «Confio na sua acção, pois, para além de ser um empresário de êxito, merece estar onde está porque conquistou essa riqueza com esforço e perseverança».

O cabalístico 33
 
Tudo o que está relacionado com este resgate tem algo de místico. São 33 mineiros e é no dia 13/10/10 (33 no total) que começam a ser salvos. Isso mesmo foi sublinhado pelo presidente chileno, na declaração feita aos media.
«Como país temos tantos problemas para enfrentar que acredito que vamos conseguir fazê-lo, tal como enfrentámos este resgate. Esta situação demonstra que quando o Chile se une na adversidade é capaz de coisas grandes. Oxalá este exemplo permaneça entre nós», frisou Piñera, agradecendo a Deus, às equipas de resgate aos próprio mineiros pelo êxito da operação: «Mostrámos o melhor de nós mesmos»
Também o presidente dos Estados Unidos saudou os mineiros agora salvos. «Os nossos pensamentos e orações estão com eles, as suas famílias e os homens e mulheres que trabalharam duramente para os salvar», disse Barrack Obama numa declaração difundida pela Casa Branca.
Acrescentou sentir-se orgulhoso «por todos os norte-americanos que trabalharam no terreno com os nosso amigos chilenos para trazer os mineiros para casa».

0 comentários: