terça-feira, 14 de setembro de 2010

Energia elétrica volta em 70% da região afetada no Centro de SP


Ao menos 70% da região afetada por uma queda de energia no Centro de São Paulo nesta terça-feira (14) teve o restabelecimento normalizado por volta das 15h - quatro horas e meia após o apagão -, segundo a Eletropaulo, concessionária de energia elétrica na capital paulista.


Segundo a empresa, uma falha no sistema subterrâneo fez com que o fornecimento fosse interrompido por volta das 10h30 desta terça.

A Eletropaulo não soube dizer a que horas a luz voltará para os 30% restantes. Várias equipes estavam na região por volta das 15h para tentar resolver o problema.

Luz de velas


Um restaurante na Rua 15 de Novembro, no Centro, abriu as portas mesmo sem energia e atendeu seus clientes à luz de velas. Era um dos poucos comércios ainda sem energia por volta das 15h.

O gerente do local, Marcelo Antonini, informou que o prejuízo foi grande. “Geralmente vendo 600 almoços por dia. Hoje só vendi 100. Estou tendo de esquentar água para colocar no buffet, que é elétrico. Tem que improvisar.”


25 de março


Na principal rua comercial de São Paulo, a 25 de Março, parte dos estabelecimentos ainda estava sem luz às 15h.

A gerente de uma loja de bijouterias, na 25 de março, disse que conseguiu fazer algumas vendas, embora o sistema de cartões não funcionasse. "Até que não foi tão ruim", afirmou Mari Passos.

Mas a maioria dos comerciantes reclamou da falta de sistema e da impossibilidade de usar os cartões de débito e crédito. Em uma loja da Ladeira Porto Geral, na região, vendedoras de uma loja aguardavam a luz voltar com a porta fechada e reclamavam do "dia perdido". "A gente recebe por comissão, então foi prejuízo", afirmou uma das vendedoras.

Muitos fecharam as portas. Gerente de uma dessas lojas, Wagner Dantas esclareceu que o motivo foi a segurança. “Estamos sem luz, está escuro, então, é difícil de controlar. Está atrapalhando muito porque terça-feira é dia de excursão, vem gente de todo o país e isso representa prejuízo para quem vende e para quem compra”, declarou.

Várias outras lojas atenderam mesmo sem luz, no entanto, o movimento era baixo na tarde desta terça.

Uma comerciante do Rio Grande do Sul, que veio para São Paulo em ônibus de excursão, reclamou. “Estou me sentindo muito mal. Não dá para comprar. Eles não passam cartão”, disse após três horas de espera.

Adilson Sales, morador de Carapicuíba, foi à 25 de março nesta terça trocas algumas pedras e lantejoulas. Não conseguiu porque o gerente alegou que, como estava tudo escuro, era impossível enxergar as cores das pedras. "Vim da Zona Oeste e não consegui. Foi prejuízo porque tinha que trocar isso hoje. O atendimento já é ruim, sem luz então, fica pior."

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