domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma Rousseff é a primeira mulher eleita presidente do Brasil


Dilma Vana Rousseff (PT), 62 anos, foi eleita neste domingo (31) a primeira mulher presidente do Brasil. Com 92,53% dos votos apurados, às 20h04, o Tribunal Superior Eleitoral informou que a petista tinha 55,43% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) e não podia mais ser alcançada por José Serra (PSDB), que, até o mesmo horário, totalizava 44,57% - confira os números da votação. Em um pronunciamento às 20h13, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, anunciou oficialmente a vitória da candidata do PT.

Na campanha eleitoral, Dilma contou com o engajamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo governo registrou recordes de aprovação – na pesquisa Datafolha do último dia 27, a avaliação positiva do governo alcançava 83%.

Lula participou de vários comícios e declarou repetidamente o apoio à candidata, o que inclusive rendeu a ele multas por propaganda eleitoral antecipada.

Antes da deflagração da campanha, o presidente também se empenhou em montar uma grande aliança política, que, além da adesão de aliados históricos do PT, como PSB e PC do B, incluiu o PMDB, um dos maiores partidos do país.

O PMDB indicou o vice de Dilma, o deputado federal Michel Temer, presidente da Câmara. Nos últimos dias da campanha do primeiro turno, Lula chegou a dizer que esteve em mais eventos do que quando ele próprio foi candidato e disputou a reeleição, em 2006.

No segundo turno, a aliança contava com 11 partidos: PT, PMDB, PC do B, PR, PDT, PRB, PSC, PSB, PTC,PTN e PP, o último a anunciar apoio.

Biografia

A presidente eleita nasceu em 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte (MG). Durante o regime militar, integrou organizações de esquerda clandestinas, foi presa e torturada.

No Rio Grande do Sul, ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Filiou-se ao PT em 2001. Formada em economia, Dilma foi secretária de estado no Rio Grande do Sul.

Como ministra da Casa Civil, Dilma assumiu a gerência do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um dos carros-chefe do governo. Foi apelidada por Lula de 'mãe do PAC’.
Na Casa Civil, ela sucedeu, em 2005, José Dirceu, homem forte do governo, que deixou o cargo atingido pelo escândalo do mensalão, em que parlamentares teriam recebido dinheiro para votar a favor de projetos do governo – ele sempre negou participação no suposto esquema.
No governo, Dilma também ocupou o cargo de ministra das Minas e Energia. Quando Lula se elegeu presidente para o primeiro mandato, sucedendo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ela participou da equipe que formulou o plano de governo do PT na área energética e do governo de transição.
Antes de tornar-se candidata, Dilma revelou que estava se submetendo a um tratamento contra um linfoma, câncer no sistema linfático, que havia descoberto em abril de 2009 a partir de um nódulo na axila esquerda, em um exame de rotina, em fase inicial.
Dilma concluiu o tratamento de radioterapia e disse estar curada. Ela chegou a raspar o cabelo devido às sessões de quimioterapia, o que a fez usar peruca durante sete meses. Boletim médico de agosto deste ano indicou que o estado de saúde da presidente eleita é considerado “excelente”.

Evolução nas pesquisas

Em fevereiro deste ano, o instituto de pesquisa Ibope apontou Dilma com 25% das intenções de voto contra 36% de seu principal adversário, José Serra.
Após o início oficial da campanha eleitoral, quando ela passou a ter a imagem colada à do presidente Lula, a candidatura decolou. No fim de agosto, ela atingiu 51% das intenções de voto contra 27% do tucano, o que indicava uma vitória no primeiro turno para a petista.
Em setembro, duas denúncias atingiram a campanha da petista. No começo do mês, foi divulgado um esquema de vazamento de dados sigilosos na Receita Federal de pessoas ligadas ao PSDB. Veronica Serra, filha do principal adversário de Dilma, teve o imposto de renda acessado. A oposição culpou a campanha de Dilma pelo fato, mas ela negou relação e defendeu investigações sobre o assunto.

Duas semanas depois, às vésperas da votação em primeiro turno, surgiu uma nova denúncia: foram divulgadas suspeitas de tráfico de influência na Casa Civil, antes comandada por Dilma Rousseff.
Sua sucessora, Erenice Guerra, indicada por Dilma, foi o alvo principal das acusações. Um empresário disse que o filho de Erenice cobrou propina para intermediar um contrato e indicou que o dinheiro iria para campanha da petista. Ela negou que houvesse vínculo entre as supostas irregularidades e sua campanha.

Após os escândalos, Dilma chegou a oscilar negativamente nas pesquisas de intenção de voto. Os episódios foram usados pela campanha do adversário José Serra. Se, no começo do horário eleitoral, Serra usou imagem de Lula na televisão e chegou a utilizar o nome do presidente em um jingle, o tucano passou a relembrar fatos críticos para o PT, como o escândalo do mensalão.
Figura importante do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quase não apareceu na campanha de Serra. Na reta final, o PSDB colocou na internet vídeos com ataques a Dilma.

Durante toda a campanha, a estratégia de Dilma foi afirmar que, caso eleita, daria continuidade ao governo do presidente Lula. Ela propôs ampliar programas que se tornaram populares no atual governo, como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Prouni.

Como propostas de governo, Dilma registrou no TSE, de início, um documento polêmico.

Aprovado em convenção do Partido dos Trabalhadores, o documento previa tributação de grandes fortunas, fim da criminalização de movimentos sociais, defesa da jornada de trabalho de 40 horas e combate ao monopólio dos meios de comunicação.
No mesmo dia, o programa foi trocado por um mais ameno, exatamente o mesmo, mas sem os trechos que provocaram questionamentos.

Aborto

A polêmica sobre o aborto foi convertida em tema central da campanha durante o segundo turno, ocupando espaço em debates e na propaganda dos candidatos. A campanha petista acusou os adversários de promoverem uma campanha de difamação contra Dilma.

A petista reafirmou ser pessoalmente contra o aborto, mas defendeu que o tema seja encarado como questão de saúde pública. Bispos se manifestaram contra candidatos favoráveis ao aborto e panfletos contra o PT pagos pela Diocese de Guarulhos chegaram a ser apreendidos pela Justiça Eleitoral. Na semana da eleição, Bento XVI reafirmou o direito dos líderes católicos emitirem juízos morais em questões políticas.
Em busca dos quase 20 milhões de votos obtidos por Marina Silva no primeiro turno, a petista apresentou 13 compromissos de sua política ambiental. Oficialmente, o PV declarou neutralidade, embora representantes do partido tenham participado de ato em apoio a Dilma. Em outro evento no segundo turno, a presidente eleita também recebeu apoio de um grupo de artistas e intelectuais, entre eles Chico Buarque e o teólogo Leonardo Boff.
A seis dias do segundo turno, a candidata apresentou um documento com 13 “compromissos programáticos”, que chamou de diretrizes de governo. Os 13 itens são: fortalecer a democracia política e econômica; expansão do emprego e renda; projeto que assegure sustentável transformação produtiva; defender o meio ambiente; erradicar a pobreza absoluta; atenção especial aos trabalhadores; garantir educação para a igualdade social; transformar o Brasil em potência tecnologia; garantir a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS); prover habitação e vida digna aos brasileiros; valorizar a cultura nacional; combater o crime organizado; e defender a soberania nacional.



sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Argentina encerra nesta sexta-feira o adeus ao ex-presidente Kirchner



O velório do ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner, morto na quarta-feira de ataque cardíaco, deve terminar às 10h locais - 11h de Brasília pelo horário de verão- desta sexta-feira (29).
Emocionados, os argentinos lotaram os arredores da Praça de Maio, em frente à Casa Rosada durante toda a quinta, passaram a madrugada desta sexta no local e chegaram a ficar dez horas na fila para ver o corpo do peronista.
A entrada de visitantes foi fechada às 9h20 locais, mas, depois de pressão de populares, os portões estavam sendo periodicamente reabertos para a entrada de mais alguns que ficaram de fora.
O corpo agora vai ser levado a Río Gallegos, na província sulista de Santa Cruz, onde ele nasceu e começou sua carreira política, para ser enterrado. A expectativa é que o enterro ocorra por volta do meio dia em uma cerimônia privada da família, com a presidente Cristina Fernández de Kirchner à frente.

Os quarteirões próximos à Casa Rosada estavam lotados de gente, e os angentinos gritavam e cantavam como se estiverem em um jogo de futebol. Os vendedores ambulantes aproveitaram a reunião de gente para faturar.
Cerca de 60 pessoas passaram mal, segundo Guillermo Aielo, que chefiava os atendimentos de emergência.

A maioria dos casos foram de queda de pressão, desmaios e dores e ocorreram por volta do meio dia, quando a temperatura superou os 30 graus centígrados.



Cristina apareceu no velório acompanhada dos filhos Máximo, de 32 anos, e Florencia, de 19. Foi sua primeira aparição pública após a morte do marido e parceiro político. Ela se recolheu durante a noite.
Na quinta-feira, o velório foi prestigiado pelos principais presidentes latino-americanos: Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), José Mujica (Uruguai), Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), Sebastián Piñera (Chile) e Rafael Correa (Equador).
Lula disse que Kirchner, mais que um presidente, "era um companheiro". Ele ressaltou o papel dele no processo de reaproximação diplomática entre Brasil e Argentina.
O craque Diego Maradona também foi ao enterro e, emocionado, deu seu apoio à presidente.


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Anvisa publica as novas regras para a venda de antibióticos no país




A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial da União, as novas regras para a compra de medicamentos antibióticos em farmácias. De acordo com a resolução da Anvisa, os antibióticos deverão ser vendidos sob prescrição  médica. O paciente deverá ficar com uma via da receita de controle especial, carimbada pela farmácia, como comprovante do atendimento. A outra via ficará retida no estabelecimento farmacêutico.
As farmácias deverão começar a reter a receita a partir de 28 de novembro. A prescrição médica para antibióticos terá dez dias de validade. Ela deve estar em letra legível e sem rasuras, e precisam informar o nome do medicamento ou da substância prescrita sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB), dosagem ou concentração, forma farmacêutica, quantidade e posologia; nome completo do paciente; nome do médico, registro profissional, endereço completo, telefone, assinatura e marcação gráfica (carimbo); identificação de quem comprou o remédio, com nome, RG, endereço e telefone; data de emissão.

Além disso, será anotada pela farmácia a data, quantidade e número do lote do remédio, no verso.
Na embalagem e no rótulo  dos medicamentos contendo substâncias antimicrobianas deve constar, obrigatoriamente, na tarja vermelha, em destaque a expressão: "Venda sob prescrição médica - Só pode ser vendido com retenção da receita". A mesma frase deve constar com destaque na bula dos medicamentos.
Os fabricantes de remédios terão o prazo máximo de 180 dias para adequação quanto à embalagem, rotulagem e bula. As farmácias e drogarias poderão vender os antibióticos que estejam em embalagens sem as novas regras desde que fabricados dentro até o final deste prazo determinado. O descumprimento das determinações constitui infração sanitária "sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis".
A resolução traz ainda a lista dos antibióticos registrados na Anvisa.
O telefone da Anvisa para fazer denúncias de estabelecimentos que não estejam cumprindo a lei é o 0800 642 97 82. Denúncias podem ser feitas também através do site da Anvisa.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Adolescente é ferida no rosto após briga na frente de escola no DF



Uma adolescente de 14 anos teve ferimentos no rosto feitos com uma lâmina de apontador durante uma briga com uma colega de classe na última terça-feira (26), em Sobradinho, a cerca de 25 Km de Brasília.

O desentendimento entra as jovens aconteceu em frente a escola pública onde as duas estudam. De acordo com a polícia, uma das garotas teria usado a lâmina de um apontador de lápis para agredir a outra. Foram cerca de 20 cortes. A agressora disse que estava apenas se defendendo.

De acordo com testemunhas, as duas teriam marcado um encontro e chegaram a trocar socos e tapas, mas quando o segurança da escola chegou a confusão já tinha acabado.
A direção da escola não quis comentar o assunto, mas disse que a briga foi um fato isolado e que não é comum ter confusão entre alunos. A mãe da jovem agredida está assustada. “Foi premeditado porque a arma foi fabricada. Não aconteceu dentro da escola, mas foi planejado lá dentro”, avalia a cuidadora de idoso, Rute Percilia Rocha.

As duas jovens passaram por exames no IML e foram autuadas por lesão corporal. O delegado Yuri Fernandes confirma a premeditação, o que pode influenciar na decisão do juiz. “Enquanto uma pode levar advertência, a que usou a lâmina para ferir a outra pode pegar prestação de serviço a comunidade ou outra medida socioeducativa”, esclarece.
Na hora da briga, as meninas deveriam estar na aula de ciências, mas, segundo a regional de ensino, a turma foi liberada mais cedo porque faltava professor. A direção da escola suspendeu as duas. Elas já tinham sido advertidas na semana passada por causa de outra briga.



terça-feira, 26 de outubro de 2010

Número de mortos após erupção do vulcão Merapi sobe a 13 na Indonésia



O vulcão Merapi, um dos mais ativos e perigosos do mundo, entrou em erupção nesta terça-feira (26) na Ilha de Java, na Indonésia, deixando pelo menos 13 mortos - entre eles um bebê de três meses - no dia seguinte a uma ordem de retirada de pelo menos 19 mil moradores que viviam em redor dele, anunciaram as autoridades.
O país também foi alvo nesta terça-feira de um tsunami que deixou mais de cem mortos em ilhas na região de Sumatra, elevando o total de mortos a mais de 120.
A explosão do Merapi, de 2.914 m, foi registrada ao crepúsculo, provocando cenas de pânico em suas escarpas muito habitadas.


"Ouvimos três explosões, às 18h (9h do horário brasileiro de verão), seguidas pelo lançamento de cinzas a 1,5 km de altitude e da formação de nuvens de vapor em torno" do vulcão, declarou à AFP Surono, encarregado da vigilância vulcanológica na Indonésia.

Não foi possível salvar um bebê que "apresentava sérias dificuldades respiratórias, após ter inalado poeira vulcânica", declarou um médico a uma televisão local. Depois da morte do bebê, mais 12 corpos foram achados.

O número de mortos e afetados pode aumentar ainda nesta quarta-feira porque "há provavelmente pessoas presas na face sul do vulcão. O caminho de acesso está bloqueado por árvores que caíram com a erupção", declarou um socorrista que levava uma mulher com queimaduras severas a um hospital de Yogjacarta.
O Merapi está situado bem no meio de uma região extremamente habitada no centro da Ilha de Java. Mais de um milhão de pessoas vivem sob a ameaça de uma explosão do domo de lava, de nuvens incandescentes e lahars (avalanches de lodo formados pela fluidificação de materiais vulcânicos saturados de água, comportando-se como um fluido viscoso).
As autoridades haviam aumentado ao máximo, na segunda-feira, o nível de alerta ante o risco de erupção iminente.
Milhares de pessoas que vivem num raio de 10 km em torno da cratera respeitaram a ordem de retirada, principalmente mulheres, crianças e idosos, acolhidos em centros comunitários ou barracas. Muitos homens, fazendeiros na maior parte, retornaram as casas ou se recusaram a deixá-las, para tratar de seus animais e plantações - as terras do Merapi são extremamente férteis.
Sukamto, 50 anos, é um deles: coloquei minha família ao abrigo, mas tive que voltar para casa para alimentar o gado. "Posso vigiar daqui o cume do Merapi, a cerca de oito quilômetros", explicou à AFP.
A população está habituada às cóleras do Merapi que entra em erupção num período de entre 4 a 5 anos; 68 erupções foram registradas desde a metade do século XVI, das quais algumas devastadoras, como em 1930 (1.400 mortos) e 1994 (60 mortos).



A última remonta a junho de 2006.
A nova erupção "é certamente mais importante que a de 2006", estimou Surono. "Ela liberou nuvens de cinzas durante duas horas. Não podemos determinar se continua a expeli-las, porque está de noite".
A erupção de 2006 aconteceu alguns dias após o sismo de 27 de maio de 2006, de magnitude de 6,3 na escala Richter que atingiu a cidade de Yogjacarta e seus arredores e fez 5.800 mortos.
Devido aos riscos, o Merapi é o vulcão mais vigiado da Indonésia, com sua atividade acompanhada permanentemente por sismógrafos que estudam os movimentos provocados notadamente pela subida do magma.
Especialistas franceses participam dessa vigilância. "Devido a frequentes erupções, o Merapi é um fabuloso laboratório a céu aberto, onde testamos novos equipamentos e procedimentos inéditos", informa o geofísico Jean-Paul Toutain.



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Equatoriano vence Campeonato Espanhol de soneca


O equatoriano Pedro López, de 62 anos, venceu a primeira edição do Campeonato Espanhol de soneca, que foi disputado em Madri. Ele ganhou um prêmio de 1 mil euros (cerca de R$ 2.395) ao dormir 17 minutos e obter uma pontuação extra ao atingir um ronco de 70 decibéis.



Fermin Lominchar terminou na segunda colocação e recebeu um prêmio de 500 euros. Ele conseguiu dormir 18 minutos, mas não roncou. Anna Pietkiewica dormiu cerca de 17 minutos e finalizou na terceira posição. Ela levou um prêmio de 250 euros.
López conseguiu uma pontuação total de 26.004 pontos, contra 25.476 de Lominchar e 22.421 de Anna Pietkiewica.



sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Quadrilha invade supermercado e faz funcionários reféns em SP



Um assaltante morreu e cinco foram detidos após troca de tiros com a polícia durante um assalto a um supermercado no Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo. A quadrilha tinha rendido cerca de 30 funcionários e tentado abrir o cofre principal, mas foi surpreendida pelos policiais. Nove criminosos conseguiram fugir.

A quadrilha chegou ao local, que fica na esquina das avenidas Salim Farah Maluf e Celso Garcia, pouco antes das 23h de quinta-feira (21). O supermercado estava quase fechando e, por isso, não havia nenhum cliente. Os ladrões ficaram dentro do local por cerca de 40 minutos.

“Eles entraram mandaram a gente correr pra um lugar e deitar e não se mexer. Depois pegaram o funcionário pra tentar abrir o cofre, começou a chutá-lo e o machucou”, explicou o funcionário Rogério dos Santos Medeiros.

Uma das vítimas conseguiu escapar, trancou-se no banheiro e chamou a polícia. Os assaltantes tentaram abrir o cofre principal, mas não conseguiram e foram surpreendidos. Houve troca de tiros e equipes de três batalhões da Polícia Militar foram chamadas para dar apoio.

“No momento da chegada da nossa equipe estava havendo intensa troca de tiro, inclusive com rajada de metralhadora”, disse o tenente da PM Aládio Palmiere.

Um dos assaltantes foi baleado e morto, quatro presos e um adolescente apreendido. Com eles, a polícia encontrou parte do material roubado: dez câmeras digitais, uma filmadora, vários aparelhos celulares e dinheiro.

Os homens estavam com três revólveres calibre 38, uma espingarda e uma submetralhadora. Alguns usavam máscaras e coletes à prova de balas. Os funcionários agredidos tiveram ferimentos leves.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Após ser atingido na cabeça em caminhada, Serra cancela agenda


A assessoria do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, disse que o restante da agenda do tucano no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (20) foi cancelado após ele ser atingido por um objeto no calçadão de Campo Grande, bairro da Zona Oeste, durante caminhada. O evento teve um princípio de confusão quando partidários do tucano se encontraram com simpatizantes do PT. Após ser atingido, Serra foi levado para uma clínica em Botafogo, onde passou por exames, e foi liberado.




A assessoria do candidato informou que a recomendação médica é de repouso, e por isso os outros dois compromissos no Rio – uma ida ao Maracanã e depois um encontro na churrascaria Porcão, no Flamengo –-  foram cancelados. Ainda segundo a assessoria, Serra deve voltar nesta quarta para São Paulo.
Serra, que estava acompanhado de Fernando Gabeira (PV), foi atingido por um objeto na cabeça e chegou a interromper o percurso para entrar em uma van, que percorreu cerca de 100 metros. Em seguida, o tucano desceu do veículo e voltou a caminhar pelo calçadão acompanhado de assessores e simpatizantes do PSDB.

Houve discussão entre os dois grupos, e o comércio local chegou a fechar as portas. O tucano criticou o protesto dos petistas. "O PT tem tropa de choque e isso é típico de movimentos fascistas", disse o presidenciável.

Um pastor que acompanhava Serra disse que viu o momento em que o candidato foi atingido. “Eu estava abraçando o Serra, e ele levou um rolo de fita crepe na cabeça. Eu levei uma paulada, que era uma espécie de cabo de vassoura”, afirmou Paulo César Gomes, da Assembleia de Deus do Poder e Glória.

Dirigente do PT diz lamentar


O secretário-geral do PT, deputado José Eduardo Cardozo, disse lamentar o incidente, mas afirmou que o partido não estimula a violência.
"Eu lamento o incidente. Isso não é bom. Em momento algum o nosso partido incentiva esse tipo de ação. Agora, essa campanha instiga o ódio e isso não parte de nós. Infelizmente, foram eles que começaram essa campanha de ódio. Mas somos contra qualquer ato de violência e não aceitamos ações como essa."
O PSDB divulgou uma nota informando sobre io cancelamento da agenda e reafirmando a posição da candidatura "pela paz" e "tolerância". Veja a íntegra da nota.
"Cancelamento de agenda

Durante caminhada pacífica em Campo Grande (RJ), com muita aceitação popular, a comitiva do candidato à presidência da República, José Serra, foi surpreendida por militantes da campanha adversária, que tentaram impedir-lhe o avanço.

Em determinado momento, acertaram a cabeça do candidato Serra com um pesado objeto. Com o golpe, ele ficou tonto e se submeteu a um exame médico inicial, onde os médicos sugeriram uma tomografia computadorizada e repouso. Por consequência, foi suspensa sua programação no Rio de Janeiro.

Nossa candidatura reafirma sua posição pela paz, tolerância e um governo de unidade nacional, pois entende que esse é o único caminho para o progresso no Brasil."


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Governo francês diz que desbloqueou três refinarias


O Ministério do Interior da França informou que a polícia desbloqueou, na madrugada desta quarta-feira (20), três grandes refinarias cujos acessos estavam fechados por manifestantes que protestam contra a reforma da previdência. “Durante a noite, foram desbloqueados três depósitos de combustível: La Rochelle, Donge e Le Mans”, disse o ministro Brice Hortefeux.
De acordo com o ministro do Interior, “com o desbloqueio já é possível fazer a distribuição de milhões de litros e frear a escassez de combustível”.
A greve das 12 refinarias da França e o bloqueio de cerca de 20 dos 210 depósitos de combustível afetaram 4.000 dos 12.500 postos de gasolina do país, segundo estimativa do ministro da Energia, Jean Louis Borloo.
Hortefeux considerou “inaceitáveis” e “irresponsáveis” as ações dos manifestantes nas entradas dos complexos de abastecimento de combustível. Ele disse ainda que 1.423 pessoas foram detidas em uma semana no país.
Ao mesmo tempo em que o ministro do Interior anunciava o desbloqueio de três importantes refinarias, a Confederação Geral do Trabalho (CGT) informava o fechamento dos acessos ao depósito de combustíveis de Port de Bouc, nos arredores de Marselha, que abastece Nice, Marselha e Lyon, além de algumas bases aéreas.
Os protestos contra a reforma previdenciária continuam crescendo. Na madrugada desta quarta, grevistas bloquearam o tráfico no túnel de Saint Charles, junto à Estação Saint Charles.
Centenas de pessoas também bloquearam os acessos aos aeroportos de Toulouse e Nantes. O Aeroporto de Orly não está fechado, porém, registra atrasos em 30 voos.
Os trens circulam em intervalos maiores e a SNFC, embora informasse que 30% de seus funcionários não estão trabalhando, planeja operar com dois terços da frota.
A CGT disse que cerca de 3,5 milhões de pessoas em todo o país participaram na terça-feira (19) do dia nacional de greves e paralisações contra a reforma da aposentadoria, que paralisa o país, interfere nos transportes públicos, provoca confrontos de rua e o temor do desabastecimento de combustíveis. O Ministério do Interior afirma que 1,1 mihão de franceses foram às ruas contra a mudança das regras.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Protestos na França suspendem metade das viagens de trens no país

O tráfego ferroviário na França está afetado nesta segunda-feira (18) pela suspensão de cerca de metade dos trens previstos, enquanto as refinarias continuam bloqueadas - pelo movimento de protesto contra a reforma da previdência -, ação que já provoca desabastecimento em todo o país.



Os movimentos sindicais de bloqueio das refinarias, que começaram na sexta-feira (15) passada, continuaram nesta segunda. Segundo as agências internacionais de notícias, o desabastecimento já atingiu a rede de distribuição, pois cerca de 1.500 postos estão sem combustível em todo o país.
O primeiro-ministro francês, François Fillon, advertiu que não aceitaria a paralisação do país com base na ação dos movimentos sindicais, e advertiu que o governo pode reabrir as refinarias, se necessário, pela força.



Enquanto isso, os ferroviários continuaram com as interrupções que obrigaram à empresa nacional de trens a suspender a metade das viagens domésticas previstas para esta segunda. As interrupções afetam também pequena parte da circulação de trens internacionais, informou a empresa.
Os transportes públicos de Paris, no entanto, funcionam com normalidade com exceção de uma linha para bairros, informam autoridades.



os protestos se somaram agora os caminhoneiros, que multiplicam as ações de bloqueio da circulação ao longo de todo o país, o que está causando vários engarrafamentos em pontos estratégicos.
 
Reformas

A batalha de protestos na França contra a reforma previdenciária entra na reta final nesta semana, quando deve ser votada a nova lei no Senado do país.
A reforma prevê que os trabalhadores devem trabalhar dois anos a mais,  segundo a regulmentação atual para poderem se aposentar. A França deve mudar a lei para passar a oferecer aposentadoria parcial aos 62 anos em vez dos 60 da regra atual, e aposentadoria total aos 67 anos, em vez de 65.
O presidente Nicolas Sarkozy tem insistido em que seu governo levará até o fim essa reforma importante de seu mandato e que não fará "mais concessões".
Os sindicatos, por sua vez, estão determinados a aumentar a pressão antes da adoção no Senado do texto, já votado na Assembleia Nacional.
Apesar da continuidade da greve em todas as refinarias e da invasão de motoristas aos postos de gasolina, o primeiro-ministro francês, François Fillon, assegurou, na noite deste domingo (17), que "não haverá escassez" de combustível.
O "debate irá a termo no Senado" e a reforma será "votada", acrescentou, estimando que "muitos gestos têm sido feitos" durante o exame parlamentar.
As organizações sindicais pediram para intensificar os protestos no estratégico setor dos transportes. Durante todo o fim de semana, sindicatos e a oposição pediram ao governo que mudasse de posição.
No Senado, os opositores à reforma continuam suas ações, apresentando emendas e pedindo o uso da palavra, de forma a adiar a votação uma vez mais.
O Poder Executivo aposta em um enfrequecimento da mobilização antes da votação definitiva no Parlamento, que deve ocorrer no fim de outubro.



sábado, 16 de outubro de 2010

Mineiros recebem alta e deixam hospital, com exceção de dois

Os 33 mineiros resgatados na quarta-feira após 69 dias presos em uma mina receberam alta do Hospital de Copiapó nesta sexta-feira (15), com exceção de dois, transferidos para outro centro médico para seguir com tratamentos, informou a diretora do serviço de Saúde do Atacama, Paola Neumann.
Deixaram o hospital nesta sexta 28 mineiros, que se somam aos três que receberam alta ainda na noite da quinta-feira (14). De acordo com a médica, os únicos que não receberam alta foram transferidos para outro hospital, mas seus casos não são de alta complexidade médica.
Um deles, segundo o jornal chileno "La Tercera", seria Mario Sepúlveda, que teria apresentado problemas de visão. O segundo mineiro, que não foi identificado pela médica, segue internado com problemas dentais.




A maioria dos mineiros deixaram o hospital no mesmo instante em que a médica concedia a entrevista, evitando o assédio dos veículos de imprensa em frente ao hospital. Segundo o "La Tercera", pelo menos 20 já teria deixado o hospital até 16 horas de forma incógnita, evitando sair pela porta principal, onde se concentravam os jornalistas.

Situação 'satisfatória'

Mais cedo, o subdiretor do hospital de Copiapó, Jorge Montes, havia dito que pelo menos dez dos 33 mineiros resgatados deixariam o hospital no qual foram tratados após a operação de salvamento.
Segundo Montes, a situação dos mineiros era "bastante satisfatória". "Tudo saiu como esperávamos", disse. Ele também disse que os mineiros que apresentavam problemas respiratórios e oftalmológicos melhoraram.
Na véspera, os chilenos Edison Peña e Juan Illanes e o boliviano Carlos Mamani foram os primeiros mineiros a receber alta, às 22h.
 
'Não somos artistas'

Ao chegar em casa, Edison Peña revelou que o grupo passou muito mal durante a reclusão na mina. "Não acreditava que iria voltar".




Peña agradeceu "a todos os que acreditaram que estávamos vivos". O grupo de 33 mineiros ficou 17 dias sem contato sob a terra, até ser localizado por uma sonda, quando poucos acreditavam em sobreviventes.

O mineiro disse que "está bem, super saudável", e por isto foi um dos primeiros a sai" do hospital.
Diante da multidão formada na frente de sua casa, Peña abriu caminho dizendo: "não somos artistas nem nada, somos gente comum".
O mineiro agradeceu "todas as orações das pessoas", que "nos davam mais coragem para esperar" o resgate.



sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pelo menos 10 mineiros chilenos devem sair do hospital nesta sexta


Pelo menos 10 dos 33 mineiros resgatados na quarta-feira de uma mina no deserto do Atacama, no Chile, devem deixar nesta sexta-feira (14) o hospital em quem foram tratados após a operação de salvamento.
Jorge Montes, subdiretor do hospital de Copiapó, disse que a situação está "bastante satisfatória". "Tudo saiu como esperávamos", disse.
O médico não mencionou nomes ou a hora da saída, como aconteceu na véspera.

Ele também disse que os mineiros que apresentavam problemas respiratórios e oftalmológicos melhoraram.
Na véspera, os chilenos Edison Peña e Juan Illanes e o boliviano Carlos Mamani foram os primeiros mineiros a receber alta, às 22h.
Ao chegar em casa, Edison Peña revelou que o grupo passou muito mal durante a reclusão na mina. "Não acreditava que iria voltar".



Peña agradeceu "a todos os que acreditaram que estávamos vivos". O grupo de 33 mineiros ficou 17 dias sem contato sob a terra, até ser localizado por uma sonda, quando poucos acreditavam em sobreviventes.

O mineiro disse que "está bem, super saudável", e por isto foi um dos primeiros a sai" do hospital.
Diante da multidão formada na frente de sua casa, Peña abriu caminho dizendo: "não somos artistas nem nada, somos gente comum".
O mineiro agradeceu "todas as orações das pessoas", que "nos davam mais coragem para esperar" o resgate.



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Chile encerra com sucesso operação de resgate em mina



Após mais de 25 horas de trabalho, o Chile concluiu com sucesso o resgate de todos os 33 mineiros e 6 socorristas que estavam confinados a uma profundidade de quase 700 metros. A operação de resgate, sem precedentes na história da mineração, foi concluída sem incidentes 70 dias após o acidente de 5 de agosto numa mina de cobre em Copiapó, no norte do país.
A operação de retirada dos mineiros foi iniciada às 23h18 da terça-feira (12), com a descida ao refúgio do socorrista Manuel González Pavez, e só chegou ao final às 0h32 desta quinta-feira (14), quando o sexto e último socorrista que ajudou na retirada dos mineiros chegou à superfície.




A retirada dos 33 mineiros terminou às 21h55 desta quarta (13), com a saída de Luis Urzúa Iribarren, de 54 anos, último mineiro resgatado. Com a chegada da cápsula à superfície, uma sirene tocou por alguns segundos e foi feito um anúncio formal de que todos haviam sido resgatados e estavam em perfeitas condições. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, parabenizou Iribarren.

A cada mineiro que chegava à superfície, a equipe de resgate e familiares comemoravam muito, e os mineiros, sempre emocionados, passavam por uma bateria de exames médicos.

A previsão inicial era de que a operação pudesse durar até 48 horas, mas o prazo foi revisto e o presidente anunciou que terminaria ainda nesta quarta. O processo de descida e subida da cápsula de resgate, programado para durar cerca de uma hora por mineiro, levou menos de 30 minutos no final do dia.

Um a um, os resgatados foram atendidos por médicos que avaliaram as condições gerais de saúde. Pelo menos 22 deles já foram transferidos de helicóptero ao hospital da cidade de Copiapó. A maioria estava com a saúde perfeita, e apenas um precisou ser internado por apresentar um quadro de pneumonia aguda.
A mais de 25 horas de resgate foram marcadas por muitos momentos emocionantes e curiosos. O segundo mineiro a ser resgatado, o eletricista Mario Sepúlvera, distribuiu pedras ao presidente Piñera e ao ministro da Mineração, Laurence Golborne. O 21º, o enfermeiro Yonni Barrios Rojas, foi recebido por sua amante, após uma disputa de triângulo amoroso com sua mulher. O ex-jogador de futebol Franklin Lobos recebeu de presente uma bola ao ser retirado, tentou fazer embaixadinhas, mas se atrapalhou.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Não nos tratem como artistas, mas como mineiros


O resgate dos mineiros em San José, no Chile, continua. Os mais hábeis saíram e revelaram a euforia de regressar para junto dos seus familiares e amigos, resgatados das profundidades da terra. O mais expansivo foi Mário Sepúlveda, que até já deu uma conferência de imprensa.
Apesar do interesse global, fica o aviso ao exterior, para que haja um cuidado especial: «Não quero que me tratem como animador, como artista ou jornalista, mas como Mario Sepúlveda mineiro». A frase surgiu como a representação do espírito dos mineiros.
«Soube sempre que nos iam resgatar, tive sempre fé nos profissionais que há no Chile e no Grande Criador», disse, confessando que durante os dois meses viveu «com Deus e com o Diabo, mas foi Deus quem ganhou».
A cápsula «Fénix II» está a cumprir o serviço de trazer os homens dos 622 metros de profundidade, esperando-se que o resgate esteja completado até sexta-feira. Sepúlveda, que ficou conhecido por gravar os vídeos na mina, surgiu ao lado da mulher e dos seus filhos, declarando-se «super contente» por ter ultrapassado esta experiencia.
«Chegou o momento de fazer mudança, este país tem que entender que é preciso mudar as condições dos trabalhadores na actividade mineira», referiu, aproveitando para lançar um alerta: «Não podemos continuar assim».
Em todo o caso, fica o elogio ao presidente Sebastian Piñera: «Confio na sua acção, pois, para além de ser um empresário de êxito, merece estar onde está porque conquistou essa riqueza com esforço e perseverança».

O cabalístico 33
 
Tudo o que está relacionado com este resgate tem algo de místico. São 33 mineiros e é no dia 13/10/10 (33 no total) que começam a ser salvos. Isso mesmo foi sublinhado pelo presidente chileno, na declaração feita aos media.
«Como país temos tantos problemas para enfrentar que acredito que vamos conseguir fazê-lo, tal como enfrentámos este resgate. Esta situação demonstra que quando o Chile se une na adversidade é capaz de coisas grandes. Oxalá este exemplo permaneça entre nós», frisou Piñera, agradecendo a Deus, às equipas de resgate aos próprio mineiros pelo êxito da operação: «Mostrámos o melhor de nós mesmos»
Também o presidente dos Estados Unidos saudou os mineiros agora salvos. «Os nossos pensamentos e orações estão com eles, as suas famílias e os homens e mulheres que trabalharam duramente para os salvar», disse Barrack Obama numa declaração difundida pela Casa Branca.
Acrescentou sentir-se orgulhoso «por todos os norte-americanos que trabalharam no terreno com os nosso amigos chilenos para trazer os mineiros para casa».

domingo, 10 de outubro de 2010

Resgate de mineiros deve começar na quarta-feira, diz ministro chileno



O ministro das Minas chileno, Laurence Golborne, informou neste sábado (9) que o processo de retirada dos mineiros presos há mais de dois meses em uma mina chilena deve começar na quarta-feira.
Em entrevista coletiva na mina San José, ele disse que após uma análise do poço cavado, chegou-se à conclusão de que não será preciso revestir todo o buraco, mas apenas 96 metros. Segundo Golborne, a parte que precisa ser revestida fica em uma área que há mais probabilidade de desprender alguma pedra.
O processo de retirada vai levar 48 horas. Segundo o ministro, os mineiros estão tranquilos e o ambiente entre eles está bom. Sobre a saúde dos 33 homens, o minsitro da Saúde Jaime Manñalich informou que eles estão recebendo uma dieta especial e sendo monitorados constantemente.
Conforme as autoridades, uma análise completa do ducto foi feita e detectou-se que a qualidade da rocha é boa e não será necessário revestir todo o poço, que neste sábado alcançou o local onde estão os mineiros.
O revestimento começará a ser feito já na noite deste sábado e deve ser completado em um dia e meio, de acordo com o ministro. Depois que estiver pronto, os mineiros entrarão em uma cápsula e serão elevados até a superfície, um de cada vez. Cada resgate deve levar, em média, uma hora.
Logo após o momento de euforia da chegada do ducto neste sábado, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou que os mineiros seriam resgatados na próxima semana. Porém, a oposição do governo fez críticas contra a atitude do presidente. Por isso, com muita cautela, Piñera disse que o que importa não é o dia em que os trabalhadores da mina serão libertados, afirmando que a prioridade é a segurança dos mineiros.
Eufóricos e emocionados, os parentes dos mineiros, que estão alojados no acampamento Esperança, subiram à montanha próxima e comemoraram a chegada de uma das perfuradoras na manhã deste sábado (9), aos gritos de 'Chi, chi, chi, le, le, le!'. A abertura do túnel foi anunciada por uma sirene e celebrada por um sino, que tocou por mais de uma hora. 




Na coletiva, Golborne declarou ainda que os técnicos, ajudados pelos próprios mineradores, realizaram uma explosão controlada neste sábado para alargar o túnel por onde eles serão resgatados.
Presos há 65 dias até agora, os mineiros bateram um novo recorde de sobrevivência no subsolo após um acidente de mineração. Embora alguns tenham infecções cutâneas, eles estão com a saúde excepcionalmente boa.


Na quinta-feira (7), as equipes de resgate fizeram uma simulação cronometrada de como serão os trabalhos.
"Isso é muito forte, é um sentimento muito grande. Imagino o que meu irmão deve estar sentindo lá dentro", disse à France Presse Gastón Henríquez, que esperava emocionado próximo à entrada da mina.
"Estamos muito felizes, porque sofremos muito nesses dois meses. Esperamos agora que eles saiam logo para que possamos abraçá-los e levá-los para casa", disse Wilson Ávalos, que tem dois irmãos presos na mina San José.


sábado, 9 de outubro de 2010

Dissidência chinesa teme onda de prisões pós-Nobel da Paz a ativista



Os dissidentes do governo chinês celebraram neste sábado (9) a atribuição do Nobel da Paz de 2010 ao ativista preso Liu Xiaobo, mas temia uma nova onda de repressão, depois da relatada prisão de militante ocorrida logo depois do anúncio do prêmio.
Na sexta-feira à noite, a polícia deteve dezenas de partidários de Xiaobo que comemoravam o prêmio, disseram neste sábado o advogado Teng Biao e uma organização de defesa dos direitos humanos.
A Organização Defensores dos Direitos Humanos na China, com sede em Hong Kong, também falou em prisões.
Liu Xia, mulher de Xiabobo, chegou neste sábado à província de Liaoning, no noroeste do país, onde ele está preso, e espera poder vê-lo no domingo, segundo o Centro de Informação dos Direitos Humanos e da Democracia, também de Hong Kong.



Já o jornal oficial "Global Times" reafirmou a posição do governo, de que o comitê do Nobel se "desonrou" e que o prêmio virou "um instrumento político a serviço de motivações antichinesas".
Em editorial, o jornal aludiu à premiação do Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, ocorrida em 1989.
Nos principais portais de internet chineses, uma busca pelas palavras "prêmio Nobel da Paz" ou "liu Xiaobo" não dava resultados. Vários internautas, acostumados à censura, citavam Xiaobo de maneira indireta.
A TV oficial chinesa não falou sobre o assunto, e reportagens de cadeias estrangeiras como a CNN e a TV5 foram censuradas.
Professor e defensor da democracia na China, Xiaobo vai receber um prêmio de U$ 1,5 milhão (cerca de R$ 2,7 milhões).

Pressão



Líderes mundiais e organizações pró-direitos humanos reforçaram nesta sexta-feira (8) os pedidos para que o governo da China liberte Xiaobo.

O presidente dos EUA, Barack Obama, que recebeu o prêmio em 2009, pediu à China que liberte Xiaobo. O Dalai Lama também.

A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, exigiu a libertação de Xiaobo.
"Exortamos a China a cumprir com suas obrigações internacionais sobre os direitos humanos e a respeitar as liberdades fundamentais e direitos humanos de todos os cidadãos chineses. Reafirmamos nosso apelo para a liberação imediata de Liu Xiaobo".
Segundo Clinton, "enquanto a China obteve um tremendo progresso econômico nas últimas três décadas, a reforma política ficou para trás".
O Ministério de Assuntos Exteriores do Reino Unido disse que a concessão do prêmio chama a atenção para a situação que vivem os defensores dos Direitos Humanos de todo o mundo.
O Reino Unido afirmou que "continua pedindo sua liberdade e fazendo campanha em favor da liberdade de expressão em todos os países".
A chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, felicitou Xiaobo e disse esperar que ele possa receber o prêmio pessoalmente.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a concessão "é um reconhecimento do consenso internacional cresciente pela melhoria dos respeito aos direitos humanos".
Mais cedo, a alta comissária dos Direitos Humanos das Nações Unidas, Navi Pillay, também saudou o reconhecimento de um defensor dos direitos humanos com a premiação de Liu Xiaobo.
Em uma possível represália à premiação, o governo da China convocou  o embaixador da Noruega, país-sede do Comitê do Nobel, para dar explicações.

Ativista

Xiaobo é o mais famoso dissidente político chinês. Ele foi considerado um problema pelo governo do país desde 1989, quando se juntou aos protestos estudantis na Praça da Paz Celestial.
O ativista tem sido um dos críticos mais combativos do Estado de partido único da China, e seus comentários públicos têm frequentemente irritado o governo, que insiste que a China é um país com o Estado de direito e que respeita os direitos humanos fundamentais -o que é refutado por entidades ocidentais.
Ele tem 54 anos e foi condenado a 11 anos de cadeia no Natal de 2009 por fazer campanha a favor das liberdades políticas. Sua condenação foi rejeitada internacionalmente por grupos de direitos humanos, pela Casa Branca e por muitos governos europeus.

Ao anunciar o prêmio, o presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland, afirmou que a China, segunda maior economia mundial, deveria assumir "mais responsabilidades" devido a seu cada vez mais importante papel no cenário internacional.
O Prêmio Nobel da Paz é tradicionalmente entregue em Oslo no dia 10 de dezembro.

'Obscenidade'

O governo da China condenou fortemente a concessão do Prêmio Nobel da Paz para o dissidente Liu Xiaobo, que está preso, qualificando-a de "uma obscenidade" que vai contra os objetivos da premiação.
A decisão vai prejudicar as relações sino-norueguesas, diz um comunicado do porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, colocado em seu website.
"Esta é uma obscenidade contra o prêmio da paz", disse Ma.




quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Inflação oficial acelera para 0,45% em setembro, indica IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a "inflação oficial" do país, ficou em 0,45% em setembro, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (7). O resultado ficou acima do de agosto, quando o índice teve variação de 0,04%. Em setembro de 2009, a taxa havia ficado em 0,24%.



No ano, o acumulado do IPCA está em 3,60%, acima do resultado do mesmo período do ano passado, quando ficara em 3,21%. Já nos últimos 12 meses, o IPCA passou para 4,70%, contra 4,49% nos 12 meses anteriores.

De acordo com a pesquisa, os preços do grupo alimentação e bebidas registraram avanço de 1,08% em setembro, sendo responsável por uma contribuição de 0,24 ponto percentual, mais da metade do IPCA do mês, segundo informou o IBGE.
Entre os itens do grupo alimentação, o destaque partiu da carne, cuja variação foi de 5,09%, ficando com a maior contribuição individual do mês, 0,11 ponto percentual. A pesquisa ainda aponta outros produtos tiveram altas expressivas no mês, como açúcar cristal (5,66%), óleo de soja (5,47%), frutas (3,98%), farinha de trigo (3,61%) e frango (3,11%).
Na contramão, tiveram reduções nos preços em setembro cebola (-24,55%), batata inglesa (-9,92%) e tomate (-4,53%).

Itens não alimentícios

Também foi registrada aceleração das taxas de variação de itens não alimentícios, que passou de  0,12%, em agosto, para 0,27%, em setembro. Oito dos nove grupos de produtos e serviços tiveram alta nos preços. A exceção ficou com o grupo educação, cuja taxa desacelerou de 0,44%, em agosto, para 0,08% em setembro.
De agosto para setembro, o aluguel residencial acelerou de 0,35% para 0,61%, enquanto as tarifas de água e esgoto passaram de 0,23% para 0,70%.
As passagens aéreas também ficaram mais caras, passando de uma baixa de 10,32% para uma alta de 7,58%. O preço do litro do etanol desacelerou de 4,12% para 0,86%, que acabou influenciando o preço da gasolina (de uma alta de 0,75% para uma baixa de 0,14%).
As despesas pessoais também subiram de agosto para setembro, de 0,20% para 0,34%. O destaque ficou com os gastos com empregado doméstico (de 0,03% para 0,55%). Itens mobiliário (de 0,62% em agosto para 0,97% em setembro) e eletrodomésticos (de -1,80% para 0,37%) foram responsáveis pela alta dos artigos de residência.

Por região

Entre as regiões pesquisadas pelo IBGE, Brasília teve o resultado mais elevado do mês, 0,80%. O menor índice (0,19% em cada uma das regiões metropolitanas) foi registrado em Porto Alegre e Salvador.
 
INPC

Em setembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ficou em 0,54%, contra deflação de 0,07% no mês anterior. Em setembro de 2009, o INPC havia ficado em 0,16%.
No acumulado em 2010, taxa ficou em 3,80%. No mesmo período do ano passado, ficara em 3,23%. Considerando os últimos 12 meses, o índice está em 4,68%, abaixo dos 4,29% referentes aos 12 meses anteriores.
Os produtos alimentícios passaram de uma deflação de 0,48% em agosto para uma alta de 1,20% em setembro. Ja a taxa relativa aos não alimentícios passaram de 0,10% para 0,26%.
O maior índice foi verificado em Brasília (1,04%), e o menor foi o de Porto Alegre (0,23%).


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Bruno desmaia e é socorrido em sala de audiência na Grande BH


O goleiro Bruno teve um desmaio e uma suspeita de convulsão dentro da sala de audiência no fórum em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O advogado dele, Ércio Quaresma, tentou ajudar o goleiro e, às 10h55, cerca de 5 minutos depois do desmaio, chegou uma ambulância do Corpo de Bombeiros. Ele saiu de maca do fórum.

De acordo com a Prefeitura de Ribeirão das Neves, o goleiro foi levado para a Policlínica Central de Neves. No local, ele foi atendido por um medido que teria dito que Bruno estava com a pressão arterial e o estado emocional alterados. Na policlínica, ele não teve convulsão, e o médico, segundo a prefeitura, não pode determinar se ele chegou a ter uma crise convulsiva na audiência.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Neves, o médico mandou um relatório para a Justiça, pedindo que Bruno fique em repouso por 24 horas e que ele não volte para a audiência. O goleiro foi liberado da Policlínica e foi encaminhado para a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, no início da tarde desta quarta-feira (6).
O subsecretário de Assuntos Penitenciários de Minas Gerais, Genilson Zeferino, disse que Bruno está tomando uma medicação prescrita por médicos particulares, desde o dia 23 de setembro, quando ele foi atendido para exames laboratoriais no Socor, em Belo Horizonte. Na volta do Rio de Janeiro, onde passou cerca de um mês, o goleiro chegou à Penitenciária Nelson Hungria com remédios sem receita.
Bruno passou mal, nesta terça-feira (5), na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), ele sentiu dores de cabeça e enjoo. De acordo com a Seds, Bruno foi atendido na enfermaria da Nelson Hungria. Depois, ele foi encaminhado para a Policlínica de Nova Contagem. Lá, o goleiro teve a pressão aferida, tomou soro e, de acordo com a Seds, retornou à penitenciária passando bem.
No dia 17 de setembro, Bruno passou mal antes de entrar na sala de audiência do fórum de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Segundo o Tribunal de Justiça fluminense, ele sofreu uma queda de pressão e chegou a desmaiar. O goleiro foi atendido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que foi ao local.
No dia 12 de julho, antes de ir para o Rio, Bruno também sentiu um mal estar na Nelson Hungria. Ele teve tonturas e foi atendido por uma enfermeira da unidade prisional.
Audiência
Bruno; o amigo Luiz Henrique Romão, o Macarrão; o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola; Sérgio Rosa Sales e Elenilson Vitor da Silva chegaram ao Fórum em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, às 10h desta quarta-feira (6). A Justiça ouve 21 testemunhas do processo sobre o desaparecimento e morte de Eliza Samudio.
A mulher de Bruno, Dayanne de Souza, e a noiva dele, Fernanda de Castro, chegaram ao fórum por volta das 10h40. As duas estãso presas na mesma penitenciária, em Belo Horizonte.
Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, duas pessoas foram arroladas pela acusação, três pela acusação e pela defesa e 16 somente pela defesa.
O advogado Frederico Franco, que defende Elenilson, disse que todas as testemunhas deles são importantes para o caso, mas só uma testemunha será usada na defesa de seu cliente.
Cleiton Gonçalves da Silva, que dirigia a Range Rover quando ela foi apreendida em Minas por excesso de velocidade, é uma testemunha de acusação que será usada pela promotoria. A mulher dele também deve ser ouvida.
De acordo com o advogado de Bruno, Ércio Quaresma, o goleiro não será ouvido nesta quarta-feira (6). Ele deve falar ao juiz no dia 14 de outubro. O advogado disse que acha importante que os acusados acompanhem essas audiências mas, segundo ele, a própria testemunha pode pedir que os réus sejam retirados da sala. Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, somente as testemunhas de acusação podem pedir, diretamente ao juiz, que os réus sejam retirados da sala, e o magistrado autoriza ou não o pedido.

Entenda o caso

O goleiro Bruno é réu no processo que investiga a morte de Eliza Samudio. A Justiça de Minas Gerais aceitou a denúncia do Ministério Público contra Bruno e outros oito envolvidos no desaparecimento e morte de Eliza. Fernanda Gomes de Castro, namorada de Bruno, foi presa em Minas Gerais.
O goleiro; Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão; Sérgio Rosa Sales; Dayanne Souza; Elenilson Vítor da Silva; Flávio Caetano; Wemerson Marques; e Fernanda Gomes de Castro vão responder na Justiça por homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver e corrupção de menor. Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, é o único que responderá por dois crimes. Bola foi denunciado por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Todos os acusados negam o crime. As penas podem ultrapassar 30 anos.
A pedido do Ministério Público, a Justiça decretou a prisão preventiva de todos os acusados. Com essa medida, eles devem permanecer na cadeia até o fim do julgamento. Em 2009, Eliza teve um relacionamento com o goleiro Bruno, engravidou e afirmou que o pai de seu filho é o atleta. O bebê nasceu no início de 2010 e, agora, está com a mãe da jovem, em Mato Grosso do Sul.


terça-feira, 5 de outubro de 2010

Ciro Gomes vai participar de coordenação de campanha, diz Dilma

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira (5) que o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) vai participar da coordenação da sua campanha no segundo turno. A integração de Ciro à campanha aconteceu depois de uma reunião com líderes políticos do Nordeste.

Ciro tentou ser candidato à Presidência, mas não conseguiu apoio dentro do PSB, que decidiu apoiar Dilma. No primeiro turno, Ciro se dedicou à reeleição de seu irmão, Cid, ao governo do Ceará, ficando distante da campanha presidencial.

Na reunião desta tarde, estiveram presentes os governadores Cid Gomes (PSB-CE), Eduardo Campos (PSB-PE) e Marcelo Déda (PT-SE) e o senador eleito Wellington Dias (PT-PI), além de Ciro.

Dilma destacou o fato de contar com a colaboração de Ciro no núcleo central de sua campanha. “Passa a integrar a coordenação da minha campanha o deputado Ciro Gomes, que é uma pessoa que eu considero e admiro muito e que tenho certeza que tem uma grande contribuição a dar”, afirmou.

Ela disse ainda que terá o “reforço” na sua campanha de candidatos ao governo e ao Senado que foram eleitos no domingo. Ela destacou o evento realizado na segunda-feira (4) em Brasília que reuniu dezenas de governadores e senadores eleitos.

Após a reunião, Dilma destacou a importância do Nordeste para sua candidatura. Na região, ela teve votação superior ao candidato do PSDB à Presidência, José Serra. Dilma destacou que a região cresce acima da média nacional e se tornou "parte da solução". 
“O Nordeste está crescendo a taxas asiáticas e não tirou crescimento de outras regiões. O Nordeste se aproveitou que o Brasil está fortalecendo o mercado interno e fortaleceu o seu também e teve políticas de distribuição de renda, como o Bolsa Família, teve o Luz Para Todos, e recebeu muitos investimentos. Antes o Nordeste era parte do problema, agora é parte da solução”, afirmou a petista.

Classe média

A candidata comentou na entrevista a necessidade de aumentar seu percentual de votos na classe média. Ela afirmou que esse segmento da sociedade já vem obtendo avanços no governo Lula. “Todo o processo de crescimento do Brasil foi de aumento da classe média.”
Dilma destacou que, com a chegada de mais pessoas na classe média, cresceu a demanda por temas como o acesso à cultura, por exemplo. “Temos a preocupação de acesso à cultura, e temos o vale-cultura para auxiliar nisso”, disse.
A candidata observou ainda que com o crescimento da economia, surgem novas necessidades da população, como o acesso à casa própria e a automóveis. Segundo ela, seu objetivo é fazer com que todas as pessoas no Brasil sejam “no mínimo” de classe média.
A petista disse que o segundo turno vai permitir que ela detalhe mais suas propostas e se diferencie de seu oponente, José Serra (PSDB). Ela afirmou que caberá ao eleitor escolher entre seu projeto, “que é o do governo do presidente Lula”, e o de Serra, “que é de volta ao passado”.


domingo, 3 de outubro de 2010

Ibope e Datafolha divulgam última pesquisa presidencial do 1º turno



Os institutos Ibope e Datafolha divulgaram neste sábado (2) as últimas pesquisas de intenção de voto para a disputa presidencial antes da votação deste domingo (3).
O Ibope aponta a candidata do PT Dilma Rousseff com 51% dos votos válidos (sem considerar brancos, nulos e indecisos). O Datafolha mostra a petista com 50% dos votos válidos. Como a margem de erro nas duas pesquisas é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, não é possível afirmar se a disputa vai para o segundo turno.
Para vencer no primeiro turno, é preciso ter a maioria absoluta dos votos válidos. Confira abaixo os dados dos dois institutos.

Ibope

Foram realizadas 3.010 entrevistas entre sexta-feira (1º/10) e sábado (2/10). O número de registro no TSE é 33.252/2010. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo" - 

VOTOS VÁLIDOS (excluindo brancos, nulos e indecisos)
 
Dilma Rousseff (PT): 51%
José Serra (PSDB): 31%
Marina Silva (PV): 17%
Outros candidatos: 1%

Datafolha

Foram realizadas 20.960 entrevistas entre sexta-feira (1º/10) e sábado (2/10). O número de registro no TSE é 33.480/2010. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo.
 
VOTOS VÁLIDOS (excluindo brancos, nulos e indecisos)
Dilma Rousseff (PT): 50%
José Serra (PSDB): 31%
Marina Silva (PV): 17%
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL): 1%
Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO), Ivan Pinheiro (PCB) e Levy Fidelix (PRTB) não atingiram 1% dos votos válidos.
 
Segundo turno
 
Os institutos Ibope e Datafolha fizeram também simulação para eventual segundo turno. Confira os dados.
 
IBOPE
 
Dilma Rousseff: 51%
José Serra: 37%
Brancos e nulos: 7%
Indecisos: 5%
 
DATAFOLHA
 
Dilma Rousseff: 52%
José Serra: 40%
Brancos e nulos: 5%
Não sabe: 3%
Dilma Rousseff: 52%
Marina Silva: 40%
Brancos e nulos: 5%
Não sabe: 3%

sábado, 2 de outubro de 2010

Na véspera da eleição, candidatos fazem caminhadas e carreatas

Os quatro candidatos à Presidência mais bem colocados nas pesquisas eleitorais dedicaram a manhã e parte da tarde deste sábado (2), véspera das eleições, a um último esforço em busca de votos. A eleição vai das 8h às 17h deste domingo (3), em todo o país.




A candidata do PT, Dilma Rousseff, esteve pela manhã na sede do sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, e, depois, participou de carreata pela cidade acompanhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma negou que o PT esteja preparando uma festa para comemorar a vitória no primeiro turno. “Ninguém está preparando festa nenhuma”, disse.

O candidato José Serra (PSDB) realizou caminhada no começo da tarde na Avenida Paulista, em São Paulo. Em uma espécie de avaliação da primeira etapa da campanha, o presidenciável se disse confiante no segundo turno e afirmou que o Brasil "não tem dono".

A candidata do PV, Marina Silva, aproveitou o último dia de campanha para fazer uma carreata em bairros do subúrbio da Zona Norte do Rio de Janeiro, acompanhada do candidato do PV ao governo do estado, Fernando Gabeira, e de aliados. Ao fim do percurso, a candidata disse estar confiante em um segundo turno.

O candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, fez caminhada no começo da tarde deste sábado (2) pelo Centro de São Paulo. Ele circulou pela região da Praça do Patriarca por cerca de 30 minuto.

domingo, 26 de setembro de 2010

Acidente de ônibus deixa 11 mortos na Alemanha


Pelo menos 11 pessoas morreram e cerca de 30 ficaram feridas, este domingo (26), em um acidente com um ônibus polonês, em uma estrada que liga a Alemanha à Polônia, informou o corpo de bombeiros à agência de notícias France Presse.
O ônibus se dirigia para a Polônia e o acidente aconteceu quando o motorista tentou evitar a colisão com um carro que entrou na autopista. informou o porta-voz da polícia. O coletivo se chocou, então, com a pilastra de uma ponte.
Segundo os bombeiros, 7 pessoas ficaram gravemente feridas e 22 sofreram ferimentos "leves ou moderados".

sábado, 18 de setembro de 2010

Chile divulga imagem de perfuradora em local onde estão mineiros presos


O governo do Chile divulgou imagens da chegada da primeira perfuradora na jazida onde estão os 33 mineiros presos há um mês e meio.
Uma das perfuradoras que trabalha no resgate dos mineiros presos chegou aos 630 metros de profundidade com um conduto de 30 cm de diâmetro que deverá agora ser ampliado.


Segundo a fonte, a máquina T-130 do chamado 'plano B' de resgate chegou a um ponto ao qual os mineiros, atualmente a 700 m de altura, têm acesso.
Concluída a primeira fase, a máquina começará de novo do zero para alargar o buraco até deixá-lo com 70 cm.
Segundo anteciparam os socorristas, este trabalho requererá o apoio dos mineiros presos, que deverão remover os escombros que forem caindo durante a operação.

Há outra perfuradora trabalhando em outro túnel, e que avançou mais de 300 metros, e uma terceira que deve começar o trabalho em breve.
Por um desses túneis será descida uma cápsula que permitirá extrair um a um os mineiros presos desde 5 de agosto passado.