domingo, 26 de setembro de 2010

Acidente de ônibus deixa 11 mortos na Alemanha


Pelo menos 11 pessoas morreram e cerca de 30 ficaram feridas, este domingo (26), em um acidente com um ônibus polonês, em uma estrada que liga a Alemanha à Polônia, informou o corpo de bombeiros à agência de notícias France Presse.
O ônibus se dirigia para a Polônia e o acidente aconteceu quando o motorista tentou evitar a colisão com um carro que entrou na autopista. informou o porta-voz da polícia. O coletivo se chocou, então, com a pilastra de uma ponte.
Segundo os bombeiros, 7 pessoas ficaram gravemente feridas e 22 sofreram ferimentos "leves ou moderados".

sábado, 18 de setembro de 2010

Chile divulga imagem de perfuradora em local onde estão mineiros presos


O governo do Chile divulgou imagens da chegada da primeira perfuradora na jazida onde estão os 33 mineiros presos há um mês e meio.
Uma das perfuradoras que trabalha no resgate dos mineiros presos chegou aos 630 metros de profundidade com um conduto de 30 cm de diâmetro que deverá agora ser ampliado.


Segundo a fonte, a máquina T-130 do chamado 'plano B' de resgate chegou a um ponto ao qual os mineiros, atualmente a 700 m de altura, têm acesso.
Concluída a primeira fase, a máquina começará de novo do zero para alargar o buraco até deixá-lo com 70 cm.
Segundo anteciparam os socorristas, este trabalho requererá o apoio dos mineiros presos, que deverão remover os escombros que forem caindo durante a operação.

Há outra perfuradora trabalhando em outro túnel, e que avançou mais de 300 metros, e uma terceira que deve começar o trabalho em breve.
Por um desses túneis será descida uma cápsula que permitirá extrair um a um os mineiros presos desde 5 de agosto passado.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Carro que faz 43,36 km/l é um dos vencedores de prêmio de inovação


Um modelo ultraleve que pode chegar a marca de 102 milhas por galão (o equivalente a 43,36 km/l), está entre os vencedores do Automotive X Prize, uma competição nos Estados Unidos para desenvolver veículos altamente eficientes.
O modelo Edison2's "Very Light Car No. 98" foi um dos ganhadores por seu uso inovador de materiais leves, aerodinâmica superior e custo de produção muito baixo. Oliver Kuttner, o idealizador do carro, disse que o seu preço final é de US$ 20 mil.

O "Very Light Car No. 98", com capacidade para quatro pessoas, é construído sobre uma estrutura de aço com a maior parte das peças de alumínio. Isso permite que o modelo tenha um quarto do peso de um carro de porte médio. O visual, em forma de gota, se assemelha mais ao de carros de corrida.
As 100 pessoas que participaram do desenvolvimento do projeto optaram por um motor que bebe etanol, ao invés de um modelo elétrico por causa do peso extra das baterias. De acordo com a equipe, as suas inovações na aerodinâmica e na utilização de materiais leves poderiam ser aplicáveis a qualquer tipo de veículo.
Agora a equipe está focada em tornar o carro mais acessível aos consumidores, sem aumentar o peso ou interferir na economia de combustível. Depois Kuttner procurará parceiros para viabilizar sua produção em série.
Os outros dois vencedores foram o Wave2, um carro elétrico de dois lugares que roda até 187 milhas (300 quilômetros) com uma carga, e o E-Tracer 7009, que faz 205 milhas (330 quilômetros) a cada recarga. De acordo com a X-Tracer Team, responsável pelo projeto do E-Tracer, o modelo estará disponível para os consumidores dos EUA no próximo ano.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Energia elétrica volta em 70% da região afetada no Centro de SP


Ao menos 70% da região afetada por uma queda de energia no Centro de São Paulo nesta terça-feira (14) teve o restabelecimento normalizado por volta das 15h - quatro horas e meia após o apagão -, segundo a Eletropaulo, concessionária de energia elétrica na capital paulista.


Segundo a empresa, uma falha no sistema subterrâneo fez com que o fornecimento fosse interrompido por volta das 10h30 desta terça.

A Eletropaulo não soube dizer a que horas a luz voltará para os 30% restantes. Várias equipes estavam na região por volta das 15h para tentar resolver o problema.

Luz de velas


Um restaurante na Rua 15 de Novembro, no Centro, abriu as portas mesmo sem energia e atendeu seus clientes à luz de velas. Era um dos poucos comércios ainda sem energia por volta das 15h.

O gerente do local, Marcelo Antonini, informou que o prejuízo foi grande. “Geralmente vendo 600 almoços por dia. Hoje só vendi 100. Estou tendo de esquentar água para colocar no buffet, que é elétrico. Tem que improvisar.”


25 de março


Na principal rua comercial de São Paulo, a 25 de Março, parte dos estabelecimentos ainda estava sem luz às 15h.

A gerente de uma loja de bijouterias, na 25 de março, disse que conseguiu fazer algumas vendas, embora o sistema de cartões não funcionasse. "Até que não foi tão ruim", afirmou Mari Passos.

Mas a maioria dos comerciantes reclamou da falta de sistema e da impossibilidade de usar os cartões de débito e crédito. Em uma loja da Ladeira Porto Geral, na região, vendedoras de uma loja aguardavam a luz voltar com a porta fechada e reclamavam do "dia perdido". "A gente recebe por comissão, então foi prejuízo", afirmou uma das vendedoras.

Muitos fecharam as portas. Gerente de uma dessas lojas, Wagner Dantas esclareceu que o motivo foi a segurança. “Estamos sem luz, está escuro, então, é difícil de controlar. Está atrapalhando muito porque terça-feira é dia de excursão, vem gente de todo o país e isso representa prejuízo para quem vende e para quem compra”, declarou.

Várias outras lojas atenderam mesmo sem luz, no entanto, o movimento era baixo na tarde desta terça.

Uma comerciante do Rio Grande do Sul, que veio para São Paulo em ônibus de excursão, reclamou. “Estou me sentindo muito mal. Não dá para comprar. Eles não passam cartão”, disse após três horas de espera.

Adilson Sales, morador de Carapicuíba, foi à 25 de março nesta terça trocas algumas pedras e lantejoulas. Não conseguiu porque o gerente alegou que, como estava tudo escuro, era impossível enxergar as cores das pedras. "Vim da Zona Oeste e não consegui. Foi prejuízo porque tinha que trocar isso hoje. O atendimento já é ruim, sem luz então, fica pior."

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Inadimplência em agosto tem maior alta desde 2005, diz Serasa

A inadimplência do consumidor no país cresceu 11,5% em agosto na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Serasa Experiam divulgado nesta segunda-feira (13). Essa é a maior alta para meses de agosto desde 2005, de acordo com a pesquisa.

"O consumidor aproveitou a Copa do Mundo para comprar produtos de maior valor agregado, acabou acumulando dívidas e com isso não conseguiu honrar seus compromissos", analisou a empresa de informações de crédito.

Na comparação com o mês anterior, julho, a inadimplência teve alta de 1,8%. Já no acumulado do ano, o índice registra alta de 0,2% em relação ao intervalo de janeiro a agosto de 2009.

As dívidas com cartões de crédito e financeiras foram as principais responsáveis pelo crescimento da inadimplência, com alta de 5,9%.

Por valores, o cheque foi a modalidade de pagamento não honrado que registrou o maior aumento médio, de 32,7%, para R$ 1.235,18.

Perspectiva

Os economistas da Serasa Experian afirmam que os sinais de reaquecimento da economia neste terceiro trimestre, a continuidade de geração de empregos e a elevação da massa salarial deverão atenuar, ao longo dos próximos meses, a tendência de elevação da inadimplência do consumidor, permitindo que ela cresça num ritmo inferior à expansão do crédito, conforme vem ocorrendo nos últimos trimestres.

domingo, 12 de setembro de 2010

Ultraleve cai no PR e mata empresário



Um empresário do Paraná morreu após a queda de um ultraleve pilotado por ele na noite deste sábado (11). O acidente ocorreu numa propriedade rural, às margens de uma rodovia em Cambé, no norte do estado.
Testemunhas disseram que o empresário, de 53 anos, voou por cerca de duas horas e sofreu acidente após uma manobra voando baixo.
Amigos disseram que o homem tinha licença para voar, mais de dez anos de experiência e há quatro anos havia comprado o ultraleve para usar nos finais de semana.
Uma investigação vai apurar as circunstâncias do acidente.
 

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Delegada indicia atropelador de Rafael por homicídio doloso

O estudante Rafael Bussamra, que confessou ter atropelado o músico Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães, foi indiciado por homicídio doloso, quando há intenção de matar. O amigo, Gabriel Henrique Ribeiro, de 19 anos, motorista do outro carro que estava no túnel  também foi indiciado pelo mesmo crime por estar no local interditado em alta velocidade. Eles vão responder ainda por fuga de local do acidente. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (2) pela delegada Bárbara Lomba, da 15ª DP (Gávea), responsável pelas investigações do caso.
"Há indícios, através dos depoimentos dos amigos da vítima, que estaria havendo uma disputa de velocidade entre os carros, entendemos ainda que os motoristas sabiam que o túnel estava interditado e os laudos apontam excesso de velocidade", explicou Bárbara.
O músico Rafael Mascarenhas morreu no dia 20 de julho, após ser atropelado quando andava de skate no Túnel Acústico, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. Na ocasião, o túnel estava interditado para o tráfego de veículos.
Já o advogado Adilson Fernandes, que defende Gabriel Henrique Ribeiro, disse que vai à delegacia na sexta-feira (3) para tomar conhecimento da decisão. Ele não quis adiantar qual será a estratégia de defesa do estudante.

Família indiciada

Ainda de acordo com a polícia, Rafael Bussamra também foi indiciado por corrupção ativa, junto com o pai, o empresário Roberto Bussamra. Os dois, além de Guilherme Bussamra, irmão de Rafael, foram indiciados ainda por fraude processual, por tentar ocultar provas, adulterando o veículo.
Em depoimento Roberto admitiu que pagou R$ 1 mil de propina a dois PMs do 23° BPM (Leblon), que teriam pedido R$ 10 mil para desfazer o local do acidente e evitar a prisão em flagrante do motorista. Os PMs foram indiciados por corrupção passiva.
 
Pena de Rafael Bussamra pode chegar a 34 anos de prisão
 
De acordo com a delegada Bárbara Lomba, a pena para o motorista Rafael Bussamra pode chegar a 34 anos de prisão, somando os crimes de homicídio doloso, corrupção ativa, fuga e fraude processual.
Bárbara levou 44 dias para terminar o inquérito. Segundo ela, o material será encaminhado para o Ministério Público ainda nesta quinta-feira (2). A delegada explicou que foi preciso reunir provas para definir o indiciamento por homicídio doloso.
"Como o local não foi preservado, toda a nossa investigação foi baseada em indícios e vídeos, seja dos locais por onde o veículo do Rafael passou e até mesmo do prédio em que ele mora. Os carros não poderiam ter feito a manobra para acessar a saída de emergência de maneira fácil, se o tráfego no túnel estivesse normal. Logo percebemos que eles notaram que o túnel estava interditado e assumiram o risco de provocar algum acidente, seja com algum funcionário ou em algum carro que estivesse de serviço. Há indícios de que eles estariam mesmo batendo pega dentro do túnel".
 
MP denuncia policiais

Os PMs acusados, o cabo Marcelo Bigon e o sargento Marcelo Leal, foram indiciados pela Justiça Militar por corrupção passiva e estão presos na Unidade Prisional da Polícia MIlitar, em Benfica, no subúrbio do Rio. Os advogados dos policiais negam que seus clientes tenham pedido propina.
Em 23 de agosto, os dois PMs foram denunciados pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro por corrupção passiva, falsidade ideológica e descumprimento de função. Segundo a promotora de Justiça, caso sejam condenados pelos três crimes, os policiais podem pegar de 3 a 8 anos de prisão.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Tufão Kompasu leva caos à região central da Coreia do Sul

O tufão Kompasu, o mais forte dos últimos 15 anos a atingir Seul, atingiu a região central da Coreia do Sul na madrugada desta quinta-feira (2). A tormenta paralisou o tráfego aéreo, os trens do metrô e provocou cortes de eletricidade, informaram as autoridades locais.

 
Por precaução, as escolas foram fechadas.

A tormenta, que na terça-feira atingiu a ilha japonesa de Okinawa, chegou à costa ocidental da Coreia do Sul nas primeiras horas desta quinta-feira, e deve seguir agora para o Mar do Japão.



A maior parte da ampla rede de metrô de Seul ficou paralisada devido aos apagões, enquanto o tráfego de automóveis enfrentava a ausência de sinais e ruas bloqueadas pela queda de árvores.



A agência nacional de emergências revelou que quatro pessoas ficaram feridas e a agência de notícias Yonhap informou que um homem de 80 anos morreu na província de Chungcheong do Sul ao ser atingido por uma telha.